Novo Sismo em Magnitude, 2.0 sentido na ilha terceira intensifica Crise económica
A ilha Terceira, nos Açores, voltou a sentir tremores nesta terça-feira, com o registro de um sismo de magnitude 2.0 na escala de Richter.

Jéssica Vieira garante que não quer ser associada a Afonso Leitão e lança farpa a Catarina Miranda… Ver mais
Conforme os dados disponíveis, o terremoto foi percebido com uma intensidade máxima de III na escala de Mercalli Modificada, especialmente em Raminho. Nesta intensidade, o fenômeno é classificado como fraco, mas já é notável no interior das residências, causando pequenas vibrações semelhantes à passagem de veículos pesados.
Este não foi o único evento sísmico do dia. Horas antes, às 03h33 locais (04h33 em Lisboa), foi registrado outro tremor de magnitude 2.7, com epicentro a seis quilômetros a sul-sudoeste de Altares. Esse abalo foi sentido com intensidade máxima III/IV em São Bartolomeu de Regatos e, de maneira mais suave, na freguesia da Ribeirinha.
Segundo o CIVISA, estes fenómenos estão associados à crise sismovulcânica que afeta a ilha Terceira desde junho de 2022, e que tem mantido em alerta a população local e as autoridades regionais. Apesar de a maioria dos sismos registados até agora serem de baixa magnitude, a sua frequência tem aumentado a preocupação no arquipélago.
A escala de Richter classifica sismos de 2.0 como “muito pequenos”, mas a escala de Mercalli Modificada ajuda a perceber os impactos sentidos no dia-a-dia da população. Ainda que não haja, até ao momento, registo de danos materiais, o cenário reforça a necessidade de vigilância contínua e de medidas preventivas para minimizar riscos em caso de evolução da crise sismovulcânica.